GLOSSÁRIO
 

GLOSSÁRIO

    A    B    C    D    E    F    G    H    I    J    K    L    M    N    O    P    Q    R    S    T    U    V    W    X    Y    Z  

 
Accionista :
É o proprietário de acções de uma empresa. Há dois tipos de accionistas: o maioritário e o minoritário. O maioritário é aquele que possui pelo menos metade das acções de uma companhia e mais uma acção. É quem detém o controle da companhia. O minoritário possui cotas pequenas de acções sem direito a voto.

Acção :
Valor Mobiliário correspondente a uma fracção do capital social de uma companhia.

Acção de primeira linha :
São acções de grande liquidez e procura, em geral de empresas tradicionais, de grande porte e excelente reputação.

Acção de segunda linha :
São acções um pouco menos líquidas, de empresas de boa qualidade, mas de maior risco. Em geral, são de empresas de grande e médio portes. Normalmente sobem antes das "blue chips" e caem antes.

Acção de terceira linha :
São acções com pequena liquidez. Em geral de companhias porte médio e pequeno, porém não necessariamente de menor qualidade. A sua negociação caracteriza-se pela descontinuidade.

Acção ordinária :
Tem direito a voto por definição de lei e participa da distribuição de lucros após as preferenciais.

Acção preferencial :
Tem preferência na distribuição de dividendos da empresa e pode ou não ter direito a voto na assembleia dos accionistas. Se a empresa não distribuir dividendos em três exercícios sociais, as preferenciais adquirem direito a voto.

Activo Subjacente :
Também chamado de "underlying" ou activo objeto. Diz-se do activo, financeiro ou não, sobre o qual se faz um contrato derivativo. A variação do preço do activo subjacente vai determinar os ganhos ou perdas dos contratantes do derivativo. Por exemplo, em um contrato de opção de venda de soja, o activo subjacente é a soja e o derivativo é a opção.

Activos :
Conjunto de bens, valores e créditos que formam o património da empresa. Existem três tipos principais de activos: activo circulante: é o dinheiro em caixa, os saldos bancários e os valores que podem ser transformados em dinheiro imediatamente; activo fixo: é tudo que é essencial para ao funcionamento da empresa - como imóveis, patentes, ferramentas, máquinas; activo financeiro: são os bens que a empresa detém no mercado financeiro, como títulos públicos, certificados de depósitos bancários, etc.

Ajuste Diário :
Mecanismo por meio do qual, as posições mantidas pelos clientes, nos mercados futuros, são acertados financeiramente todos os dias, conforme apresentam ganho ou perda em relação ao preço de ajuste do dia anterior.

Alavancagem :
Relação entre o capital de uma empresa e a quantia que ela toma emprestada no mercado. Quanto mais alavancada, mais endividada está a empresa e, portanto, há mais risco de ter problemas financeiros.

Amortização :
Redução gradual de uma dívida por meio de pagamentos periódicos combinados entre o credor e o devedor. Empréstimos bancários e hipotecas são, em geral, pagos desta forma.

Arbitragem :
Operação em que o investidor procura ganhar sobre a diferença entre o preço de um activo em determinado mercado geográfico e o preço desse mesmo activo em outro mercado. O desenvolvimento dos Derivativos proporcionou uma certa "extensão" desse conceito com a arbitragem entre um título e o correspondente "título sintético". Exemplo: Utilizando-se a paridade put-call chega-se à conclusão de que a venda futura de um activo no mercado à vista (spot market) é equivalente à compra de uma opção de venda europeia mais a venda de uma opção de compra europeia sobre esse mesmo activo, ambas com o mesmo preço de exercício (strike price) e mesmo vencimento. Se o activo "sintético" (isto é, a compra da opção de venda mais a venda da opção de compra) é mais caro do que o preço futuro do activo em foco, vende-se o sintético e compra-se o futuro, e vice-versa.

At the Money (no preço) :
Diz-se da opção cujo preço de exercício é próximo ao preço do activo subjacente no mercado a vista. Em geral, isto ocorre para deltas entre 0,35 e 0,65.

 
   
Home  ·  Mapa Site  ·  FAQs  ·  Glossário  ·  Legalidade  ·  Privacidade