GLOSSÁRIO
 

GLOSSÁRIO

    A    B    C    D    E    F    G    H    I    J    K    L    M    N    O    P    Q    R    S    T    U    V    W    X    Y    Z  

 
Emigrante :
Pessoa que comprove o exercício de uma actividade remunerada e que certifique a residência com carácter permanente no estrangeiro. Esta comprovação pode ser efectuada pela respectiva autoridade diplomática ou consular Portuguesa de que a pessoa exerce determinada actividade remunerada no país e que aí reside há mais de seis meses de forma consecutiva ou interpolada.

Escritura Pública :
Acto (contrato) pelo qual se transmite o bem de um proprietário para outro através de um documento escrito e assinado por ambas as partes perante o notário ou o seu representante. É prática corrente que, neste acto, o vendedor receba o valor em dívida através de cheque visado, transferência bancária ou dinheiro. De acordo com a lei, a compra e venda de imóveis está sempre sujeita a escritura pública. O contrato por documento particular constitui a única excepção.

Espaço de Garagem :
Espaço de parqueamento em garagem colectiva, desde que fracção autónoma da habitação.

Especulação :
Operação financeira feita no mercado com o objetivo de obter ganho rápido. Um especulador, em geral, compra títulos ou commodities que estão com o preço em baixa para vende-los em alta. Mas como é difícil prever o comportamento do mercado, pode-se ganhar fortunas ou registrar perdas estrondosas.

Estocástico :
Diz-se daquilo que envolve um componente aleatório, o mesmo que probabilístico.

Estrutura a termo :
Curva que relaciona a taxa de juros paga por um título de renda fixa ao seu período de vencimento para cada título negociado no mercado. Sua inclinação é, na maior parte das vezes, positiva, evidenciando que títulos de prazo de maturidade mais longos pagam uma remuneração mais elevada que os títulos de prazo de maturidade mais curtos. Este facto pode ser explicado tanto por argumentos baseados na ideia de que títulos mais duradouros carregam consigo um maior risco quanto por teorias fundamentadas em preferências pela liquidez (ou impaciência). Por fim, vale notar que nem sempre a estrutura a termo é bem comportada, não sendo raros os casos em que ela é declinante durante alguns períodos no mercado.

Euribor (Euro Interbank Offer Rate) :
Taxa interbancária (média das taxas da oferta de fundos praticada entre bancos), que resulta de um painel de 57 bancos de países da União Europeia e de terceiros países, escolhidos por serem particularmente activos no mercado do euro. A Euribor é calculada diariamente para os diversos prazos padrão do mercado financeiro. A Euribor é a taxa de referência (indexante) utilizada no cálculo da taxa de juro dos empréstimos de habitação.

Export Notes :
É uma cessão de crédito feita por uma empresa exportadora por conta do embarque que realizará no futuro.

Exportação :
Vendas de bens e serviços de um país em outro. É uma importante ferramenta de política económica porque com as exportações superando as importações há saldo na Balança Comercial. Ou seja: dinheiro em caixa.

 
   
Home  ·  Mapa Site  ·  FAQs  ·  Glossário  ·  Legalidade  ·  Privacidade