GLOSSÁRIO
 

GLOSSÁRIO

    A    B    C    D    E    F    G    H    I    J    K    L    M    N    O    P    Q    R    S    T    U    V    W    X    Y    Z  

 
Factoring :
Actividade em que empresas especializadas compram títulos (duplicatas, promissórias e até cheques pré-datados) com desconto. Pagam esses títulos à vista, o que gera, nas empresas que detinham esses documentos, dinheiro em caixa.

Facturação :
Valor total recebido com a venda de produtos ou serviços de uma empresa. Entram ainda nesta conta os ganhos obtidos com aplicações financeiras ou venda de activos.

Fed (Federal Reserve) :
É o nome do Banco Central dos Estados Unidos.

Fiador :
Pessoa que garante o pagamento do crédito em caso de incumprimento.

Fiança :
Garantia pessoal em que uma terceira pessoa (fiador) se compromete perante o credor a pagar a prestação, caso o devedor (afiançado) não o faça na devida altura.

Financiamento :
É o montante de crédito que pretende solicitar ao Banco.

FMI :
O FMI foi criada em 1944 e tem sede em Washington, Estados Unidos. O objectivo do Fundo é promover a cooperação monetária internacional, a estabilidade cambial, fomentar crescimento económico e elevar o nível de emprego. As suas atribuições incluem ainda a prestação de assistência financeira temporária a países em dificuldades. Actualmente, o FMI tem 182 países-membros e acumula uma carteira de empréstimos que soma 64 biliões de dólares.

Fogo :
Todo o imóvel que se destina a habitação (própria permanente, própria secundária ou para arrendamento).

Forward Contract (Contrato para entrega futura) :
Compra ou venda de uma quantidade especificada de uma commodity, títulos do governo, moeda estrangeira ou outro instrumento financeiro ao preço actual ou preço do mercado à vista (spot price), com a entrega e liquidação determinados para data futura. Como se trata de um contrato para entrega física (em oposição a um contrato de opções, onde o proprietário pode escolher entre liquidá-lo através da entrega ou apenas por diferença) pode ser uma cobertura para a venda de contratos futuros.

Futuro :
As partes negociam contratos padronizados representativos de um lote de acções ou um índice de acções, fixando um preço para a liquidação em data futura, admitida a possibilidade de encerramento do contrato antes de seu vencimento. Diariamente, compradores e vendedores apuram lucros e prejuízos nas suas posições relativamente às cotações de fechamento do mercado e fazem um acerto, conhecido como mecanismo de ajuste diário.

 
   
Home  ·  Mapa Site  ·  FAQs  ·  Glossário  ·  Legalidade  ·  Privacidade