GLOSSÁRIO
 

GLOSSÁRIO

    A    B    C    D    E    F    G    H    I    J    K    L    M    N    O    P    Q    R    S    T    U    V    W    X    Y    Z  

 
Património :
Conjunto de todos os bens e direitos avaliáveis em dinheiro de que o devedor é titular e que constitui a garantia geral dos credores.

PDM (Plano Director Municipal) :
Documento que contém informação sobre o planeamento previsto para o município, através do qual se pode saber se existem planos para construção na área de localização da sua casa, se a zona apenas se destina à habitação, se existem zonas verdes, se está previsto a construção de fábricas, de redes viárias, etc.

PIB (Produto Interno Bruto) :
Corresponde ao valor total de todos os produtos e serviços gerados dentro do país. Por isso é considerado uma medida das riquezas do país. É calculado com base nos preços de mercado e não inclui os preços do atacado nem os de intermediários.

Pós-fixado :
Refere-se à taxa de remuneração de um contrato financeiro que depende da evolução da taxa de juros e/ou da inflação durante o período do contrato.

Prazo :
Período durante o qual se vai reembolsar o empréstimo.

Pré-fixado :
Refere-se à taxa de remuneração de um contrato financeiro que é previamente acordada entre as partes anteriormente ao seu período de vigência, independentemente da variação das taxas de curtíssimo prazo da economia.

Prémio :
Preço pelo qual a opção é negociada, cujo valor é determinado pelo preço corrente e pela volatilidade da mercadoria-objecto, pelo preço de exercício e pelo prazo de vencimento da opção, e pela taxa de juro.

Prime Rate :
Termo que indica a taxa de juros mais baixa do mercado americano, cobrada apenas a clientes preferenciais, como grandes empresas.

Proponente :
É o interessado no crédito.

 
   
Home  ·  Mapa Site  ·  FAQs  ·  Glossário  ·  Legalidade  ·  Privacidade